Tudo sobre colesterol

 


O colesterol alto é considerado um dos grandes vilões ocultos entre as principais doenças do ser humano. Ele é tido como “oculto” justamente porque não apresenta sintomas específicos. Mas é possível indicar os sinais recorrentes de quem sofre com o colesterol alto. Cansaço, dor de cabeça, falta de ar, dor no peito, indigestão, mau hálito, prisão de ventre e palpitações são indicativos da alta presença de gordura ruim no organismo.

Mas você, certamente, já ouviu falar de colesterol bom e colesterol ruim. Isso se dá porque o colesterol tem papel importante no nosso corpo. Ele é uma substância cerosa que se assemelha à gordura e está em todas as células do organismo. Sua função ajuda acima de tudo na produção de hormônios e vitamina D, além de auxiliar na construção da estrutura da parede celular e contribuir na digestão dos alimentos.

Para saber se seus níveis de colesterol estão adequados, o mais indicado é realizar exame de sangue num laboratório ou posto de saúde para ter um diagnóstico preciso.

Mas o que pode causar o colesterol alto? O nosso corpo é capaz de fazer todo o colesterol necessário para cumprir as funções vitais do organismo, porém esta substância pode ser encontrada em uma grande quantidade de alimentos, e é aí que mora o problema. Ou seja, quando se consome esse tipo de alimento em excesso.

Os altos e preocupantes índices dos brasileiros que sofrem com o colesterol alto têm sido motivo de alerta entre os especialistas, em virtude do risco de morte que o consumo elevado de gordura ruim pode causar.

O que colesterol alto pode causar no corpo?
Para quem já tem diagnosticado o colesterol alto, é bom ter um acompanhamento médico próximo e a pratica regular de atividades físicas e alimentação saudável. E a pergunta que sempre surge é o que colesterol alto pode causar no corpo? Se essas medidas não forem adotadas, os problemas causados pelo colesterol alto podem ir silenciosamente prejudicando a saúde.

Para saber como isso acontece, vamos entender como é o ‘movimento’ do colesterol dentro do organismo. O colesterol é enviado ao sistema circulatório em pequenos pacotes denominados lipoproteínas, os quais têm em sua composição gordura tanto em sua parte interna quanto na externa. Assim, existem dois tipos de lipoproteínas: as de baixa densidade, chamadas de LDL, e as de alta densidade, chamadas de HDL. Ambos os tipos devem se manter em equilíbrio e são conhecidos como o colesterol ruim e colesterol bom, respectivamente.

Encontrado em alimentos saudáveis, o HDL é bom para o coração, pois carrega a gordura das artérias até o fígado e as elimina. Enquanto o ruim pode ser identificado em alimentos com gordura trans e saturada, que leva essa gordura para os tecidos. Ou seja, se consumidor em excesso, pode causar danos graves nas paredes internas das veias sanguíneas, como seu entupimento, podendo levar a ataques cardiovasculares e derrames.

Vale ponderar que o colesterol alto pode ser alcançado não só por alimentação, mas também por meio do consumo excessivo de álcool, uso de anabolizantes, assim como pode ter origem em herança familiar ou diabete descompensada, por exemplo.

O que comer para controlar o colesterol alto?

Aveia
A aveia contém um tipo de fibra solúvel, a betaglucana, que se liga ao colesterol da dieta no intestino, não permitindo a absorção e sendo excretado pelas fezes.

Maçã
A maça carrega fibras em sua casca que ajudam na diminuição de LDL e seus antioxidantes ajudam a reduzir a oxidação do colesterol.

Abacate
O abacate contém uma substância que compete no intestino com o colesterol, os fitoesteróis, que impedem que o colesterol seja absorvido. Essa fruta também é rica em gorduras monoinsaturadas, contribuindo para a diminuição do LDL circulante.

Oleaginosas (nozes)
Oleaginosas, conhecida como nozes, têm bastante similaridade com as propriedades do abacate, sendo fonte de fitoesteróis e boas gorduras para a saúde cardíaca e controle do colesterol. Entretanto, o consumo de nozes é recomendado de forma equilibrada, pois elas possuem um alto de teor de calorias. O consumo em excesso também pode se tornar prejudicial.

Soja e companhia
A soja e toda a família de grãos contêm substâncias que atuam no aumento do HDL circulante, como é o caso do isoflavonas. Substância benéfica ao controle de colesterol.

Como prevenir colesterol alto?
Uma rotina regular de atividades físicas, pois exercícios regulares ajudam a queimar gorduras e a baixar o nível de colesterol, e uma alimentação saudável, são maneiras de como prevenir o colesterol alto.

Essa dieta deve evitar alimentos gordurosos como carnes vermelhas, pele de frango e frituras em geral, pois aumentam o risco de colesterol alto. Assim como o tabagismo. Parar de fumar é uma das medidas para se controlar ou prevenir o alto nível de colesterol.

Lembrando sempre que, apesar das dicas convencionais para manter o colesterol em níveis controlados, o mais recomendado é a consulta com um profissional.  

Comentários

Postagens mais visitadas