Por que começar a correr?

 


Vamos te dar alguns motivos para começar agora mesmo a correr:

1. Controle de peso

Um dos principais fatores em que a adição das corridas à sua rotina pode fazer a diferença é no controle de peso. Isso porque o esporte promove a queima de calorias, o que conseqüentemente auxilia na diminuição da gordura corporal, regulando o peso.

2. Fortalecimento muscular e definição

Como é de se imaginar, a corrida fortalece os músculos das pernas, com notável desenvolvimento das coxas e, principalmente, da panturrilha. A surpresa para muitos é que ela também trabalha músculos do abdômen e das costas, considerando a manutenção da postura que trará os melhores resultados na atividade.

Esse esforço somado à já mencionada perda de peso acaba por deixar mais aparente o desenvolvimento corporal e a definição dos músculos, aproximando-o de um corpo não somente saudável, mas também desenvolvido!

3. Reforço ao sistema cardiovascular e às articulações

O esforço feito durante a corrida promove o aumento na circulação sanguínea, considerando os estímulos para que o coração bombeie mais sangue para o corpo do que o comum. Com a prática mais constante da corrida, a tendência é que o seu sistema cardiovascular tenha o potencial ampliado, impedindo doenças como insuficiência cardíaca, pressão alta e afins.

Começar a correr ainda promove benefícios para suas articulações, afinal, com a prática constante, evitam-se dores e inchaços nos joelhos, bem como a aparição de artrite e de artrose no futuro!

4. Bem-estar mental

Engana-se quem pensa que a corrida proporciona benefícios somente para o corpo, já que alguns dos fatores que mais devem fazer você se perguntar como começar a correr estão, no fim das contas, ligados ao bem-estar mental.

A corrida diária está diretamente associada ao combate ao estresse e à ansiedade com a liberação de endorfina aos neurotransmissores, enquanto todo o exercício auxilia também quem busca ter noites de sono com mais qualidade ao estimular a produção de melatonina.

Psicologicamente, há ainda o benefício das potenciais socializações, sendo uma atividade incentivada de ser praticada em grupo, bem como de autoestima, levando em conta os notáveis reflexos positivos na aparência que podem ser alcançados!

Como começar a correr?

Se você quer saber como começar a correr e veio se informar, já está no caminho certo, já que esse é o segredo para ter uma boa experiência!

Investigação médica

Esse é o primeiro passo para sua segurança, principalmente se estiver pouco ativo por conta de alguma dor ou lesão antiga, é consultar um fisioterapeuta para entender se há algum risco e ir adaptando a prática junto à recuperação desse problema.

Com a certeza de que mesmo a corrida leve não será prejudicial para você, é importante ter uma roupa confortável, que dê uma liberdade de movimento, além do tênis próprio para proporcionar uma corrida segura e confortável — com os tradicionais amortecedores sendo essenciais para garantir que o impacto seja absorvido devidamente.

Alongamentos

O próximo passo é um alongamento completo, com atenção especial para os membros inferiores, esticando e puxando coxas e panturrilhas, ao mesmo tempo que cuida dos membros inferiores — também muito exigidos durante a corrida.

Alimentação e mindset adequados

Finalizando a preparação, é importante ter o combustível certo para começar a correr, com o conceito indo desde a alimentação com destaque para os carboidratos — sem exageros, é claro — até a motivação necessária para se exercitar! Tenha sempre em mente os benefícios da corrida, mas, sobretudo, as melhoras consideráveis que o exercício proporciona para a sua vida.

Bora colocar essas dicas em prática?! Depois conta pra gente! 😉


Comentários

Postagens mais visitadas