O seu mau-humor pode ter a ver com o seu intestino.

 


Com meio bilhão de neurônios e mais de 30 neurotransmissores (incluindo 50% de toda dopamina e 90% da serotonina presentes no organismo) o nosso intestino é chamado por alguns pesquisadores como “segundo cérebro”.

Novas pesquisas indicam que os neurônios do intestino se comunicam diretamente com o nosso cérebro através do nervo vago, afetando o comportamento e as emoções.

A rede de neurônios digestivos forma o sistema nervoso entérico (SNE), que percorre todo nosso abdômen, começando no esôfago, passando pelo estômago, intestino e terminando no reto. Essas células nervosas que existem no intestino não controlam apenas a digestão dos alimentos, elas são responsáveis por sensações, como, frio na barriga quando se sente inseguro, náuseas em situações de raiva e vontade de ir ao banheiro em situações de estresse. Tanto as células nervosas do cérebro como as células nervosas do intestino produzem substâncias psicoativas que afetam o humor.

Antigamente conhecida como colite nervosa, a síndrome do intestino irritável é um distúrbio crônico que afeta predominantemente o funcionamento do intestino grosso. Estima-se que no mundo cerca de 15% da população adulta tenha a síndrome do intestino irritável. No Brasil, a doença é o principal diagnóstico no consultório dos gastroenterologistas.

Aqui na Bioquântica temos diversas fórmulas que podem devolver a sua saúde intestinal. Clique aqui e saiba mais!


Comentários

Postagens mais visitadas