Dieta para Diabetes Tipo 2

 


O sobrepeso e as dietas inadequadas são amplamente conhecidos como fatores de risco para o diabetes tipo 2. Assim sendo, várias pesquisas sobre a composição das dietas têm sido realizadas com resultados interessantes.
 
Fibras
Não se sabe ao certo, mas alguns mecanismos podem contribuir para que as pessoas que seguem dietas com uma grande quantidade de fibras tenham menos chances de desenvolver diabetes tipo 2.
Uma possível explicação seria o fato de que a sensação de saciedade por mais tempo pode prolongar sinais hormonais que abrandam a absorção de nutrientes ou que modificam a fermentação no intestino grosso.
 
Dor da neuropatia diabética
Estudos concluíram que a intervenção dietética possivelmente reduz a dor associada à neuropatia diabética ao melhorar a resistência à insulina. A mesma dieta também melhorou o peso corporal e reduziu o colesterol e a pressão arterial. A intervenção dietética é muito importante.
 
Lanches de proteína
Pequenos lanches contendo proteína da soja podem promover a sensação de saciedade e diminuir hábitos alimentares pouco saudáveis, principalmente entre os jovens.
 
Papel dos probióticos na redução do risco de diabetes gestacional
Gestantes com sobrepeso correm o risco de desenvolver diabetes gestacional, condição que afeta a saúde da mãe e da criança, tanto em curto quanto longo prazo.
Avanços científicos recentes apontam para uma disbiose da microbiota intestinal com consequente inflamação de baixo grau. Isso seria um elemento que contribui para a obesidade e suas comorbidades. Tais achados sugerem um papel importante para os probióticos na busca de aplicações coadjuvantes preventivas e terapêuticas na diabetes gestacional.
 
Adesão a uma dieta mediterrânea e o risco de diabetes
A adesão a uma dieta mediterrânea está relacionada a melhoras significativas no estado de saúde e a uma redução significativa no risco de diabetes. Esses resultados parecem ser clinicamente relevantes para a saúde pública, em especial para incentivar uma dieta para a prevenção primária do diabetes mellitus tipo 2.


Comentários

Postagens mais visitadas