O que é metabolismo?
Metabolismo é a ação de quebra dos alimentos e,
posteriormente, a sua transformação em energia para o organismo humano, o que
se dá por meio da digestão e da eliminação de resíduos.
De forma mais objetiva, o metabolismo está relacionado à queima de calorias para que possamos nos manter vivos, sendo regulado pelo nosso sistema hormonal.
É importante pontuar que o metabolismo funciona de um modo diferente em cada organismo. Quando acelerado, pode-se afirmar, por exemplo, que o indivíduo tem uma facilidade maior em digerir os alimentos que consome e, depois, em transformá-los em energia para o seu corpo.
Em contrapartida, é possível associar um metabolismo mais lento, o qual, por vezes, está ligado diretamente ao sobrepeso repentino e/ou ao conhecido “efeito sanfona”, a uma dificuldade maior de o organismo digerir os alimentos ingeridos.
Afinal, isso faz com que o corpo tenha de esperar mais para receber os nutrientes e, posteriormente, para transformar as calorias em energia. Em casos assim, quando não se trata o problema, há um potencial risco de ocorrer o acúmulo de gorduras.
A verdade é que a queima de calorias, quando eficiente, pode desencadear uma grande variedade de reações químicas que são necessárias para que todas as funções do nosso corpo sejam mantidas adequadamente, das mais simples às vitais e, por sua vez, mais complexas.
Esse processo ocorre 24 horas por dia e, inclusive, é estimado que uma boa parcela da energia que o corpo consome, aproximadamente entre 60% e 70%, seja exclusivamente destinada a:
- produção de novas células, hormônios e enzimas
- manutenção da temperatura corporal
- respiração
- manutenção dos batimentos cardíacos
- nutrição
Entretanto, há variados elementos externos que são igualmente determinantes, como a prática de atividades físicas, o estilo de vida adotado, a administração de medicamentos e a alimentação cotidiana, para citar alguns.
O consumo diário de calorias e o metabolismo são dois dos fatores que exercem uma influência significativa sobre o nosso peso corporal.
Os indivíduos que apresentam um metabolismo acelerado têm também um gasto de energia superior. Por essa razão, têm uma tendência maior à perda de peso, quando se estabelece uma comparação com aqueles que apresentam um metabolismo lento.
Nesse caso, o contrário ocorre, já que essas pessoas demandam menos energia e, portanto, tendem a acumulá-la, o que pode levar, conseqüentemente, ao ganho de peso.
De fato, todo mundo conhece alguém que consome altas quantidades de tudo e parece nunca engordar. Ao mesmo tempo, há também aqueles que estão continuamente tentando perder alguns quilos sem sucesso, certo? A grande questão é que, em ambas as situações, o ritmo metabólico pode representar o fator determinante.
Ter um metabolismo acelerado ou lento, possivelmente, tem uma ligação direta ao estilo de vida, aos hábitos alimentares e, é claro, a causas genéticas, como já pontuado. Portanto, compreender como esse processo vem funcionando no seu corpo se torna indispensável para atingir os resultados que espera no ganho de massa muscular ou à perda de peso.
Comentários
Postar um comentário