Fígado: tudo o que precisa saber.


Sabe aquele dia que você comeu demais e está sentindo um desconforto? Ou aquela ressaca do dia seguinte na qual você imediatamente se arrepende de ter bebido tanto? Em geral, pela cultura popular, o fígado é considerado “culpado”.
 
Mas saiba que esses sintomas não têm relação com alteração hepática. Os sintomas citados são decorrentes de distúrbios do tubo digestivo e efeitos tóxicos diretos do álcool, que não tem relação com a função do fígado.
 
Uma das principais funções do fígado está a de filtrar todas as impurezas que entram no nosso corpo, porém não é seu único papel:

1. Digerir gorduras
Uma das funções do fígado no sistema digestório é produzir a bile, um suco digestivo capaz de transformar gorduras em substâncias mais fáceis de digerir. 
 
2. Armazenar e liberar glicose
Quando nós comemos, a energia do alimento é armazenada em nosso corpo. E parte da responsabilidade de guardar toda essa energia é do fígado. Ele extrai a glicose do que nós ingerimos e a armazena em forma de glicogênio. Quando o nosso corpo precisa de energia, a glicose é enviada para a corrente sanguínea para ser aproveitada. Além disso, o fígado também transforma outras substâncias em glicose para usá-las como fonte de energia. É o caso da galactose e da frutose, por exemplo. 

3. Eliminar toxinas
Cabe ao fígado a função de eliminar as toxinas, como substâncias absorvidas do intestino e medicamentos. Isso acontece por meio da filtragem do sangue, que passa pelo fígado enquanto ele remove as toxinas e as envia para os rins, por onde serão eliminadas pela urina.

4. Armazenar vitaminas e minerais
Vitaminas e minerais tão essenciais e importantes para o nosso corpo é armazenado no fígado. Ou seja, ele filtra tudo o que passa pelo nosso sistema digestivo, tanto coisas boas quanto as ruins. As boas, como as vitaminas e minerais, ele armazena e as ruins ele elimina.

5. Produzir colesterol
A partir da gordura processada, o órgão consegue sintetizar o colesterol, que é essencial na produção de nossas células. Essa é uma das funções do fígado no sistema digestório. Mesmo com uma dieta que não seja rica em gorduras, o fígado humano consegue produzir essa substância, lembrando que o excesso de colesterol pode ser prejudicial.

6. Destruir hemácias
As hemácias têm uma vida relativamente curta, de apenas 120 dias. Por isso, quando é hora de renová-las, o fígado destrói as células velhas e libera o ferro armazenado por ele. Com a liberação do ferro na corrente sanguínea a medula óssea realiza a produção de mais glóbulos vermelhos.

7. Regular a coagulação sanguínea
Como a vitamina K é armazenada pelo fígado, ele tem participação na coagulação sanguínea, isso porque essa é uma das principais funções dessa vitamina, que realiza a regulação desse mecanismo. O nosso fígado produz todos os fatores de coagulação, exceto o fator VIII;  e também alguns fatores anticoagulantes, como a antitrombina III, a proteína C e a proteína S.

8. Destruir microrganismos
Além de filtrar impurezas, uma das funções do fígado também é filtrar e destruir microorganismos. Ele possui células de defesa que destroem vírus e bactérias causadores de doenças, contribuindo com o sistema imunológico do corpo.

9. Metabolizar medicamentos
Assim como o fígado filtra drogas e álcool, ele também é o um dos principais responsáveis por metabolizar os medicamentos.

10. Transformar amônia em ureia
O processo de metabolismo das proteínas é ótimo para o corpo, mas pode gerar amônia, uma substância tóxica. Por isso, a função do fígado é transformar a amônia em ureia, para que ela seja eliminada na urina.

Como garantir o bom funcionamento do fígado?
A melhor forma de protegê-lo é não sobrecarregar o órgão com drogas, excesso de álcool e gorduras, além de tomar medicação apenas com indicação médica para evitar a hepatite medicamentosa.
 
Também é preciso evitar a prática de sexo sem camisinha e o compartilhamento de objetos que podem transmitir os vírus da hepatite B e C.
 
O fígado é um órgão silencioso e muitas doenças que se desenvolvem nele também o são. Ao mesmo tempo, ele também é muito resistente, mas com hábitos ruins que perduram ao longo da vida, ele pode ser danificado. Consultar um médico hepatologista e fazer exames de rotina também é uma prática recomendada.

Comentários

Postagens mais visitadas